Os reajustes dos benefícios dos aposentados e pensionistas da ENEL/ELETROPAULO ocorrem no mês de junho de cada ano e tem como base de cálculo o IGP-DI acumulado nos últimos 12 meses compreendido no período de junho a maio.
Há mais de 2 anos estamos sem reajustes por conta do IGP-DI ter apresentado resultados negativos nas apurações anuais e com isso, esse índice negativo acumulado de 4,6%, infelizmente será abatido dos próximos reajustes, voltando a ser aplicado o índice positivo somente quando for descontado todo negativo anterior, de acordo com o regulamento do PSAP ELETROPAULO.
Para este ano de 2025 estimamos que em junho próximo o índice de reajuste voltará a ser positivo.
Os representantes dos participantes/aposentados no Comitê Gestor da ENEL apresentaram proposta para que a patrocinadora efetue o parcelamento desse IGP-DI negativo acumulado, evitando assim, o abatimento numa única vez, reduzindo o impacto na correção dos benefícios no próximo mês de maio.
O nosso Sindicato juntamente com a Associação está buscando uma alternativa e já está agendada uma reunião com o presidente da ENEL para tratar do assunto em defesa dos participantes/assistidos.
Injusto e cruel é ficarmos dois anos sem reajustes, sabendo que o custo de vida, as despesas medicas e os planos de saúde subiram bem mais que a inflação.
Nada mais justo que a ENEL não desconte o famigerado índice negativo ou mesmo parcele-o, pois os resultados dos investimentos dos planos da ENEL não foram negativos, pelo contrário foram superavitários.
Em janeiro/25 o IGP-DI variou +0,11% e com esse resultado acumula alta de 7,27% nos últimos 12 meses e assim, acreditamos que os aposentados/pensionistas do PSAP ELETROPAULO sairão do triste período sem reajustes nos seus benefícios previdenciários e voltarão a ter correção em seus recebimentos.